O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) disse nesta quarta-feira (27) que o mutirão “Concilia Paraná”, de conciliação na área de família e coordenado pela Defensoria Pública, vai proteger crianças e famílias paranaenses. “A área da família é um ramo do direito que protege de fato as pessoas, especialmente, as crianças. O mutirão é um esforço feito para dar solução à vida das pessoas”.

O Concilia Paraná será nesta quinta-feira (28) e sexta-feira (29), entre 9h e 17h na Assembleia Legislativa do Paraná. Podem participar pessoas com renda familiar de até três salários mínimos. O mutirão objetiva resolver, de forma amigável, rápida e sem burocracia temas como divórcios, guarda de filhos, pensão alimentícia e partilha de bens, antes que esse tipo de demanda se torne um processo judicial.

Parceria

Romanelli destacou a parceria com a Defensoria que desde o ano passado possui um posto de atendimento na Assembleia. “Uma das medidas da mesa diretora foi a parceria com a Defensoria Pública do Estado. Mesmo no período da pandemia a Defensoria atendeu muita gente”.

“A Assembleia tem que ter esse papel mesmo. Tem que estar aberta a discutir e debater os temas e apoiar iniciativas tão importantes como essa parceria com a Defensoria”, frisou.

O defensor-geral do Estado, André Ribeiro Giamberardino, explicou que o foco do trabalho é a realização de mutirões de conciliação e mediação. “A procura pelo posto dentro da Assembleia Legislativa está muito alta, o que nos deixa contentes em poder resolver os conflitos da melhor forma para todos”.

Avanço

O presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador José Laurindo de Souza Netto, classificou como um avanço a atuação da Defensoria Pública dentro da Assembleia. “Quando se promove a cidadania dentro de uma Casa de Leis, essa é uma política pública indispensável, principalmente neste momento em que os conflitos parecem ter se acentuado, muito em razão da pandemia”, observou.

“Temos que lembrar que 5 de maio é o dia estadual de Mediação de conflitos, Lei aprovada aqui na Assembleia Legislativa. E a conciliação, a mediação e o diálogo são o melhor sistema de resolução de conflitos”, complementou o desembargador.

“É um orgulho para o estado do Paraná poder contar com essa parceria e uma honra estar aqui presenciando um momento como este”, frisou o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, Wellington Emanuel Coimbra de Moura.

ALEP       Créditos:Valdir Amaral