O Ministério da Saúde informou, nesta segunda-feira (10), a redução da quarentena de dez para sete dias para pessoas com casos leves e moderados de Covid-19. “A nossa mensagem principal é que o isolamento é de sete dias, se ele não quis testar no quinto e tiver sem sintomas no sétimo ele pode sair do isolamento. Não é necessário testar. Recomendamos manter as recomendações até o décimo”, explicou o secretário de vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros.

Se no quinto dia o paciente estiver sem sintomas respiratórios, sem febre e uso de medicamentos há 24 horas, ele poderá realizar a testagem. Caso o resultado seja negativo, o isolamento pode ser encerrado. Com o resultado positivo, deve continuar de quarentena até o décimo dia.

A medida é inspirada no modelo implantado em 27 de dezembro pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA, que também diminuiu o tempo de quarentena de dez para cinco dias em pessoas sem sintomas caso elas usem máscaras por perto de outras pessoas por pelo menos mais cinco dias

Informações: CNN