A Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu) deste fim de semana (de sexta à madrugada de segunda) resultou em 12 estabelecimentos comerciais fechados e 1,2 mil pessoas dispersadas de aglomerações na Capital. Quatro Termos Circunstanciados foram lavrados pelas equipes policiais, coordenada pela Polícia Militar.

O coordenador operacional, capitão Ronaldo Carlos Goulart, explica que as fiscalizações têm sido constantes em vários pontos da cidade, atendendo denúncias de locais que ainda cometem irregularidades, mesmo com as mudanças do decreto.

“Temos trabalhado para que as pessoas se conscientizem e não relaxem o cumprimento das medidas. Sabemos que a população está cansada, mas é importante continuar a seguir as recomendações para que possamos superar a pandemia”, disse.

O balanço das atividades da Aifu neste final de semana foi de vários pontos de aglomeração em bares e casas noturnas. As equipes de fiscalização municipais, que acompanham os policiais militares durante as abordagens, aplicaram 38 autuações administrativas. Dos 28 estabelecimentos verificados, 12 acabaram fechados por estarem em desacordo com as medidas sanitárias de enfrentamento ao coronavírus.

Nos locais abordados, os policiais militares dispersaram 1,2 mil pessoas aglomeradas. Em um dos pontos, as equipes de fiscalização encontraram 108 pessoas sem máscara facial e ingerindo bebidas alcoólicas e narguilé em uma tabacaria na Cidade Industrial no sábado (31). O local já tinha sido autuado outras vezes por desrespeitar as medidas sanitárias. O responsável também foi encaminhado para confecção do Termo Circunstanciado e recebeu uma multa de R$ 50 mil da Prefeitura.

Outro ponto de aglomeração foi no bairro Batel, na madrugada de domingo (31), em um estabelecimento que estava com aproximadamente 300 pessoas. Durante os procedimentos, um homem desacatou os policiais militares e foi conduzido para lavratura de Termo Circunstanciado.

“O estabelecimento foi fechado pelos agentes da Secretaria Municipal do Urbanismo e multado em R$ 100 mil por estar em funcionamento irregular, em aglomeração”, disse a coordenadora das equipes no dia, tenente Caroline Félix.

Na área do trânsito, a Aifu também promoveu abordagens para verificar as condições de condutores e veículos que estavam nas proximidades dos locais fiscalizados. De sexta até a madrugada de segunda foram aplicadas 90 autos de infração de trânsito e três veículos foram recolhidos ao pátio por estarem com pendências administrativas.

Ao longo dos trabalhos, as equipes policiais recuperaram ainda um carro que tinha alerta de furto desde novembro de 2020. O veículo foi localizado durante uma abordagem no bairro São Braz na madrugada de sábado e foi entregue à Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos.

AEN.