A candidata à Prefeitura de Ponta Grossa, Mabel Canto (PSC), participou na noite de ontem (05) da sabatina promovida pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ponta Grossa (SindServ). Uma das propostas de destaque é a que contempla a manutenção do trabalho remoto, após a experiência da pandemia da COVID-19, visando a saúde do servidor e a economia de recursos.

Na entrevista comandada pelo presidente Roberto Ferensovicz, Mabel Canto destacou o objetivo de manter o serviço remoto, de forma preferencial, às servidoras municipais mães e tutoras de pessoas acima de 70 anos ou incapazes, por meio de escala. “Com a pandemia, o serviço remoto se mostrou adequado e diminuiu despesas, além de dar segurança aos trabalhadores. A ideia é de que seja preferencialmente para as servidoras, para as mães com filhos pequenos e as tutoras que cuidam dos seus pais dentro de casa. Isso seria em forma de rodízio para que todos aqueles servidores que não estão em serviços essenciais possam trabalhar dentro de casa com tranquilidade e produtividade”, explica.

Além de reforçar as medidas de austeridade, como o corte de 50% dos cargos em comissão e a diminuição de custos, a candidata reforçou a importância de valorizar o servidor. “O servidor merece ser ouvido e respeitado. Ele precisa participar da administração. Muito mais do que falar, temos que ouvir. Inclusive nos 30 primeiros dias de administração, queremos fazer uma grande pesquisa com o servidor para saber o que está certo ou errado, quais as demandas principais para o primeiro ano de governo”, comenta.

Sobre a questão do pagamento de salários, Mabel reforçou a proposta de criação do fundo do servidor. “Todos os recursos que entrarem, vamos pegar uma parte que será depositada em uma conta específica para que não falte o pagamento dos servidores e nem das contribuições. Temos essa preocupação e o servidor precisa ter garantido esse pagamento. Então, essa será uma prioridade e o funcionário terá a tranquilidade que o seu pagamento estará em dia”, finaliza.

Da assessoria