O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reunirá, nesta sexta-feira, 27, com os governadores dos Estados e do Distrito Federal no Palácio do Planalto para debater a reposição das perdas de arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS). O governo do ex-presidente Jair Bolsonaro limitou a cobrança do imposto estadual sobre combustíveis, energia elétrica, transportes e telecomunicações.

O encontro está marcado para ter início às 9h30. Após a reunião, Lula fará um almoço com os governadores, previsto para às 14h30, no Palácio do Itamaraty.

A reunião ocorrerá um dia após o Fórum de Governadores, que aconteceu nesta quinta-feira, 26, também em Brasília. As discussões trataram sobre projetos “estruturantes” a serem apresentados ao chefe do Executivo na reunião. Também foram sugeridas alterações nas regras que definem a situação fiscal dos Estados e sobre a capacidade de tomar empréstimos.

A pedido de Lula, os governadores elaboraram relatórios com tópicos que defendem merecer maior investimento do governo federal nos Estados. Além das demandas estaduais, também foram solicitadas elaboração dos assuntos que merecem mais atenção nas cinco regiões do País.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

confira a matéria completa no Terra