O turismo em cemitério tem como foco principal a exploração do patrimônio artístico e arquitetônico; para isso, alguns cemitérios até foram transformados em cemitérios-museu.

Um outro motivo que move o turismo cemiterial é a busca de personalidades, que mesmo depois de mortas continuam sendo veneradas (até mais do que quando estavam vivas). Os cemitérios estão comumente associados aos sentimentos de tristeza e medo, tal concepção errônea vem sendo cada vez mais reforçada através do cinema com os filmes de terror. Este preconceito em relação aos cemitérios resulta no afastamento das pessoas e o abandono torna o ambiente mais propício às práticas de vandalismo, colocando em risco verdadeiras obras artísticas e uma diversidade de itens históricos.

Os cemitérios carregam valores associados aos bens materiais e imateriais. No que diz respeito aos bens materiais, três valores patrimoniais podem se manifestar:

  • Valor de caráter ambiental ou urbano: Os cemitérios muitas vezes são construídos em locais que se tornam núcleos históricos das cidades e o espaço aberto onde estão localizados preservam suas áreas verdes.
  • Valor artístico: Os cemitérios possuem valor artístico devido à riqueza da arquitetura tumular de função ornamental. Os cemitérios geralmente abrigam obras de arte riquíssimas, de artistas renomados ou não.
  • Valor histórico: Nos cemitérios se encontram os restos mortais de pessoas que contribuíram de alguma forma para a história. As lápides são como documentos históricos, pois registram dados importantes, como datas e nomes. A visitação aos túmulos de personalidades são atualmente o principal atrativo que leva à visitação dos cemitérios por turistas.
  • Os valores imateriais, por sua vez, são associados à crença e ao culto popular. Desde os tempos mais remotos, quando os homens ainda eram todos nômades, os mortos foram os primeiros a ter uma morada permanente, tornando evidente o respeito dos homens pelos mortos.

Atualmente,  a  Prefeitura de Palmeira organizou um mapa dos Túmulos de pessoas importantes para a história da cidade.

Abaixo você pode conferir a localização e clicando no link , pode ver o túmulo e a descrição do mesmo.

 

img mapa tumulos

 

01. Henrique Stadler

02. Manoel Demétrio de Oliveira

03. Família Bacila

04. Eurides Teixeira de Oliveira

05.Tenente Cel. José Joaquim de Araújo

06. Arthur Orlando Klass

07. Capitão Antonio Pereira Bueno Stockler

08. Padre Camargo

09. Astrogildo e José Adriano de Freitas

10. José Schön

11. Jazigo do Barão

12. Juvenal Marcondes Zanardini

13. Cel. Vida

15. Anna Victoria dos Santos

16. Jazigo Major Ferreira Maciel

26. Família Camargo

31. Túmulo Zeca Paula

42. Túmulos Infantis

45. Emília Erichsen