A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) abre, nesta segunda-feira (27), as inscrições para o vestibular de inverno 2023. As provas, que não ocorriam há 13 anos, serão aplicadas no dia 4 de junho.

Em todo o Paraná são ofertadas 3.006 vagas em 107 cursos de graduação. No campus Ponta Grossa, são 259 vagas distribuídos em 9 cursos de graduação.

Inscrições

As inscrições para o Vestibular de Inverno 2023 deverão ser realizadas pelo Portal da UTFPR, de 27 de março até 9 de maio, e terão custo de R$ 150. Candidatos que comprovarem não conseguir realizar o pagamento podem solicitar isenção da taxa até 12 de abril. Durante a inscrição, será possível escolher um curso em primeira e outro em segunda opção.

Pelo menos metade das 3.006 vagas oferecidas será destinada ao Programa de Ações Afirmativas, voltado aos cotistas. Para concorrer a elas, o candidato deverá ter cursado todo o ensino médio em escolas públicas. Há reserva de vagas para candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, pretos, pardos ou indígenas e com deficiência.

Provas

De acordo com o edital do Vestibular de Inverno 2023, haverá uma prova de conhecimentos gerais, com 60 questões de múltipla escolha, e uma prova de redação em língua portuguesa. As duas serão aplicadas no mesmo dia, em 4 de junho, iniciando às 14h e com um total de cinco horas de duração.

Campus Ponta Grossa

A UTFPR-PG conta com uma ampla estrutura com laboratórios, biblioteca e restaurante universitário, o Diretor de Graduação Murilo Oliveira Leme destacou o acesso dos alunos ao acervo da biblioteca virtual, bem como da utilização do restaurante universitário, que dispões de refeições subsidiadas para os estudantes.  Ele salientou ainda que os alunos podem participar de diversas atividades que contribuem para sua formação e qualificação profissional, como o Programa de Dupla Diplomação, em que os estudantes podem cursar parte da graduação no exterior.

São ofertados os seguintes cursos: Ciência da Computação, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Licenciatura em Ciências Biológicas, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Automação Industrial e Tecnologia em Fabricação Mecânica.

com informações da assessoria