Se você possui um carro, moto ou outro veículo motorizado e está obrigado a fazer o Imposto de Renda 2021, precisa informar a posse desse veículo na ficha de “Bens e Direitos” da declaração. Deve ser declarado veículo de qualquer valor, mesmo que ele seja antigo e tenha preço baixo no mercado.

Esse cuidado vale tanto para quem já tinha o veículo em 2019 e continuou com ele em 2020, como para quem comprou, vendeu ou trocou de veículo no ano passado.

Se você já tinha o veículo em 2019 e informou a posse na declaração do IR 2020, ao importar sua declaração anterior para o programa do IR 2021, as informações do veículo aparecerão automaticamente na lista de “Bens e direitos”. Basta clicar em cima do item na lista para abrir a ficha,

Se você não vendeu o veículo no ano passado, e não está pagando financiamento desse bem, basta manter as informações que já estão na “Discriminação” e repetir o valor informado no campo “Situação em 31/12/2019” no campo “Situação em 31/12/2020”. Para concluir o preenchimento, clique em “OK”.

Atenção: não atualize o valor do veículo pelo preço de mercado. Na declaração do Imposto de Renda, o bem deve ser informado sempre com base no valor de aquisição.

Leia a matéria completa do UOL