Por meio de um novo decreto lançado pela Prefeitura de Imbituva, na sexta-feira (15), devido ao crescimento significativo de casos positivos de coronavírus no município, que já chegam a 18, algumas alterações irão acontecer nos próximos 10 dias a contar a partir de quarta-feira (20). As medidas foram tomadas considerando recomendações do Conselho de Saúde do município e do Ministério Público (MP).
O comércio em geral estará fechado e poderá atender por sites e telefone. Nos finais de semana, só será permitido o atendimento em farmácias e postos de combustíveis. Para restaurantes e estabelecimentos relacionados à venda de alimentos é permitido somente o delivery. Encontros religiosos ficam suspensos, novamente.
Os estabelecimentos comerciais não essências não estarão autorizados a funcionar; a proibição continua para os vendedores ambulantes, feiras, shows, práticas esportivas, bares, eventos públicos e particulares com aglomeração acima de 10 pessoas, e outros relacionados a este gênero.
Os serviços considerados essenciais e que permanecerão funcionando são: tratamento de água, atendimento médico, veterinário, produção e distribuição de medicamentos e alimentos, serviços agropecuários, funerárias, transporte coletivo, coleta de lixo, entre outros especificados no decreto.
As atividades que continuarão precisam adotar todas as medidas estabelecidas pelo Ministério da Saúde e pelo município, como: manter disponível para os funcionários e clientes kit de higiene pessoal, com sabonete, toalhas de papel e álcool gel; higienizar o local de trabalho a cada 3h; distanciamento mínimo de 2 metros por pessoa; ventilação natural, o descumprimento destas e demais regras acarretará o fechamento do estabelecimento.
O toque de recolher fica mantido sendo das 21h às 6h, aulas da rede estadual e municipal permanecem suspensas, bem como, o uso da máscara que é obrigatório e sujeito a multa em caso de descumprimento da lei do governo estadual.

Da Folha de Irati