A Hyundai, por meio de sua divisão de mobilidade aérea Supernal, anunciou o projeto do seu “carro voador” chamado S-A2, que deve ser produzido a partir de 2028. A divulgação aconteceu na CES 2024, principal evento de tecnologia do mundo, que acontece em Las Vegas, nos EUA.

Além do piloto, o S-A2 deve ter capacidade para até 4 passageiros, o necessário para funcionar como táxi aéreo urbano, principal objetivos das empresas. O modelo é elétrico e tem decolagem e pouso verticais (eVTOL), sigla em inglês para veículo elétrico de pouso e decolagem vertical. Ele é uma evolução do S-A1, mostrado pela marca pela primeira vez em 2020.

O veículo poderá atingir velocidade máxima de 190 km/h e altitude de cerca de 460 metros (1.500 pés). Ele tem bateria com capacidade suficiente realizar trajetos de até 60 km. As empresas afirmam que a aeronave terá baixo nível de poluição sonora emitindo 65 decibéis (dB) nas fases verticais de decolagem e pouso e 45 dB durante o cruzeiro horizontal. Em comparação, um helicóptero médio produz entre 96 dB e 107 dB.