Guarapuava sai na frente buscando atendimentos eficientes e seguros para enfrentar a pandemia do Covid-19. A partir de hoje (30), pessoas com sintomas de gripe poderão ter consultas médicas por vídeo. O novo serviço é um reforço na iniciativa local de evitar que suspeitos se desloquem até as UBS da cidade, reduzindo o fluxo de pacientes nas unidades da rede municipal, contribuindo para o controle da pandemia.

“Nosso desafio é o de proporcionar atendimento adequado ao paciente com sintomas gripais, evitando o deslocamento até a UBS ou pronto atendimento. A tecnologia disponibilizada auxilia a resolver essas questões e nos torna uma das primeiras cidades da América Latina a aderir ao sistema, mostrando que estamos buscando soluções em todas as frentes”, afirmou o secretário de Saúde, Celso Goes.

A solicitação do serviço ocorrerá pelo atendimento de 0800 642 0019. Inicialmente, os atendentes farão uma triagem, e  conforme a necessidade do paciente, será enviado um link que o encaminhará direto para o vídeo atendimento com o médico que estará disponível no momento. Diariamente, três médicos farão escala de serviço.

O atendimento médico por videoconferência será feito por agendamento todos os dias, das 8h às 23h, através da maior plataforma de saúde do Brasil e do mundo, a Doctoralia. Só no Brasil, a empresa tem dez milhões de usuários únicos, além de estar presente em mais de 15 países. Vale destacar que para as consultas médicas por vídeo, é necessário que o usuário esteja conectado em uma rede wifi ou com o pacote de dados ativado.

Os atendimentos normais para orientações e atendimentos psicológicos irão continuar no serviço de 0800.

Informações e imagens: Prefeitura Municipal de Guarapuava