Um susto para pacientes e funcionários do Hospital de Olhos do Paraná, no Batel, em Curitiba, na manhã desta segunda-feira (20). Um princípio de incêndio provocou a evacuação às pressas do prédio localizado na Rua Coronel Dulcídio. O Corpo de Bombeiros chegou rápido e controlou o a fumaça e o fogo. Quatro pessoas precisaram de atendimento médico e apenas um homem foi encaminhado ao hospital em função da inalação de fumaça. O prédio chegou a ser evacuado.

Pacientes e funcionários ficaram do lado de fora do prédio – Foto Banda B

De acordo com o tenente Hanauer, do Corpo de Bombeiros, o fogo começou em um equipamento médico dentro de um consultório no 3º andar. “Tudo indica que foi um superaquecimento num dos equipamentos médicos dentro de um consultório no 3º andar, mas não podemos ainda afirmar com certeza. Pode ter sido uma variação de carga na rede elétrica.  O foco do princípio de incêndio ficou confinado no consultório e não foi necessária grande quantidade de água para eliminar o fogo”, afirmou o tenente.

De acordo com relato de pacientes ouvidos pela Banda B, o fogo teria começado no 3º andar em um aparelho de ar condicionado. A fumaça fez com que todos saíssem correndo do prédio.

Hospital de Olhos foi evacuado – Foto Banda B

“Foi bem desesperador, um alvoroço. Todo mundo saindo desesperado, um tropeçando no outro, mas graças a Deus ninguém se machucou. Foi a segunda vez que vim aqui e não conhecia direito as saídas, mas o bombeiro chegou rápido e controlou tudo”, disse a paciente Ane Elise Mendonça.

As consultas foram canceladas nesta manhã. O prédio foi evacuado no momento do princípio de incêndio, por volta das 9h30, mas foi liberado o acesso cerca de duas horas depois. Apenas o 3º andar segue interditado.

O trânsito foi bloqueado na quadra da Rua Coronel Dulcídio entre a Rua Carlos de Carvalho e a Rua Vicente Machado.

A Banda B conversou com a assessoria do Hospital de Olhos, que enviou uma nota à reportagem:

Informamos que na manhã desta segunda feira, dia 20/01/2020, por volta das 9h45, ocorreu um princípio de incêndio no terceiro andar na unidade Batel do Hospital de Olhos do Paraná, devido a um superaquecimento em um equipamento. Este foi prontamente controlado pela equipe de Brigadistas do hospital. Os funcionários e pacientes foram rapidamente evacuados por medida de segurança. Quando o Corpo de Bombeiros chegou a situação já estava controlada e foi realizada somente a contenção.

Não houveram feridos e não houve maiores danos materiais. Quatro funcionários expostos à fumaça receberam atendimento médico necessário e amparo de nossas equipes e já estão liberados.

Após vistoria do Corpo de Bombeiros, o prédio foi liberado para atendimento dentro das normas de segurança, com exceção do 3º andar que estará em manutenção, devido à presença de fuligem no local.

Em virtude do forte cheiro em algumas áreas do prédio, os pacientes estão sendo liberados de seus atendimentos para maior conforto.

Fonte: https://www.bandab.com.br/cidades/pacientes-saem-correndo-com-principio-de-incendio-no-hospital-de-olhos-em-curitiba/