O Paraná ocupa posição de destaque no ranking de produção e exportação de aves no Brasil. Nenhum Estado produz e vende para o exterior tanto quanto o território paranaense. A importância dessa cadeia produtiva acende o alerta para a necessidade de se promover boas práticas sanitárias envolvendo os aviários e entorno. Esses cuidados precisam ser ainda maiores nesse período de fim de ano, no qual pessoas de outras localidades costumam visitar os avicultores nas propriedades rurais.

Esses cuidados ganharam relevância em 2022 pelo fato de estarem ocorrendo casos de Influenza Aviária em países vizinhos ao Brasil. Tal situação reforça a necessidade de um esforço conjunto para impedir a entrada da doença no país. A recomendação das autoridades sanitárias é inclusive a suspensão de visitas à área produtiva das propriedades, independentemente de cumprimento de vazio sanitário.

Para auxiliar os produtores rurais, o Sistema FAEP/SENAR-PR e a Agência de Defesa Agropecuária (Adapar) prepararam notas técnicas sobre o assunto. Os documentos fazem um diagnóstico da situação da Influenza Aviária e ainda dão dicas de como proceder para evitar a entrada do vírus nas granjas paranaenses. Para conferir o conteúdo, clique nos links a seguir.

Para baixar a Nota Técnica do Sistema FAEP/SENAR-PR, clique aqui.

Para baixar a Nota Técnica da Adapar, clique aqui.

Foto: FAEP

do Sistema FAEP