Amanhã (14), a Liga Acadêmica de Psiquiatria e Saúde Mental da Universidade Estadual de Ponta Grossa (LPSM-UEPG) promove o evento “Racismo e Saúde Mental: Bioética e Fanon”. A palestra, realizada em parceria com a Sociedade Brasileira de Bioética – Regional Paraná (SBB-PR), inicia às 19h30.

O evento discutirá Frantz Fanon, um dos pensadores negros mais importantes do século 20. Filósofo e médico psiquiatra, Fanon foi um dos pilares da Reforma Psiquiátrica e publicou diversos ensaios sobre a situação da pessoa negra na França. É autor da obra “Pele Negra, máscaras brancas”, que marcou a história dos estudos sobre racismo.

“A gente fala pouco sobre racismo e saúde de uma forma mais ampla, e, dentro da medicina, nem sobre racismo e saúde mental”, considera Flávia Caroline Gonçalves da Silva, acadêmica do 3º ano do curso de medicina e diretora de Comunicação da LPSM.

“O racismo, assim como qualquer forma de discriminação, afeta a saúde mental do indivíduo de uma forma extrema”, continua. “Nós precisamos entender como o racismo acontece estruturalmente na sociedade para trabalhar na saúde mental dessa pessoa”, pensa Flávia.

A palestra contará com a médica psiquiatra e mestre em Bioética pela PUC-PR, Dra. Cassandra Siqueira; licenciado em filosofia pela PUC-PR, doutor em Tecnologia pela UTFPR, Dr. Ivo Pereira de Queiroz; e o doutor em filosofia, professor de bioética na PUC-PR e membro na Sociedade Brasileira de Bioética Prof. Dr. Anor Sganzerla.

O evento inicia 19h30 e será transmitido no canal de Youtube da LPSM.

da UEPG