Mais 13 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) foram abertos nesta segunda-feira (13) no Hospital do Centro, em Campo Largo, Região Metropolitana de Curitiba, e estão à disposição para atendimento da população. Esta é a quarta ampliação de leitos que a Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa) promove desde o início do mês para atender o aumento da demanda de pacientes ocasionada pela sazonalidade de doenças respiratórias e do atendimento de rotina dos traumas na área de urgência e emergência.

Agora são 56 UTIs e 43 enfermarias abertos nos últimos dias, totalizando 112 leitos. De acordo com o secretário de Estado da Saúde, César Neves, outros leitos serão abertos no Paraná nas próximas semanas. “Estamos trabalhando para que outros leitos UTI e enfermaria abram em outros hospitais o quanto antes. Inicialmente anunciamos 107 leitos, mas já estamos com 112 e outros ainda devem aumentar esse número”, afirmou.

As ampliações das semanas anteriores ocorreram na Santa Casa de Prudentópolis (10 UTIs), no Hospital Regional de Guarapuava (10 UTIs), no Hospital de Reabilitação Ana Carolina Moura Xavier, em Curitiba (10 UTIs e 20 enfermarias), no Hospital Universitário de Ponta Grossa (10 UTIs e oito enfermarias), no Hospital Universitário de Cascavel (10 UTIs e 15 enfermarias), no Hospital Cruz Vermelha de Castro (três UTIs) e no Hospital do Idoso, em Curitiba (três UTIs).

AEN                 Foto: SESA-PARANÁ