A pandemia de Covid-19 com um novo surto de H3N2, um subtipo do vírus Influenza A, conhecido como Darwin, tem gerado preocupação. A identificação dos casos é difícil porque são duas doenças respiratórias com sintomas semelhantes.

A combinação dos vírus é chamada de ‘Flurona’, uma designação a partir dos termos ‘flu’ (gripe, em inglês) e ‘rona’ (de coronavírus). As duas doenças afetam o sistema respiratório. Os casos de Flurona foram detectados pela primeira vez nos Estados Unidos, durante o primeiro ano da pandemia de Covid-19, de acordo com a Agência Brasil.

“Esses casos de pacientes com dupla infecção viral não são novidades. Há pouco tempo pacientes tinham variante Delta e P1”, explicou a infectologista Ana Helena Germoglio.

Segundo a médica, no exame, são encontrados materiais genéticos dos dois vírus. Não significa que os vírus vão causar doenças, eles podem estar apenas colonizando. “Estar com o material genético presente não significa que a pessoa está doente”, disse a especialista.

A infectologista explicou que os efeitos das duas doenças são semelhantes, com casos assintomáticos à insuficiência respiratória. Em alguns casos, a influenza pode ser tratada com Tamiflu. “As pessoas devem fazer a testagem ao sentir febre, dor no corpo e coriza. O tratamento deve ser feito após os testes. Não é possível fazer o diagnóstico baseado apenas nos sintomas relatados”, alerta Germoglio.

A médica orienta que a forma de prevenção é a mesma para as duas doenças, com vacinas, uso de máscaras e evitar compartilhar copos e talheres.