O curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) promove, de 31 de maio a 02 de junho, a 10ª Semana de Enfermagem. O evento acontece de maneira on-line, com inscrições gratuitas, e busca oferecer interação entre profissionais e acadêmicos de todo Brasil. O tema deste ano segue a campanha do Conselho Internacional de Enfermeiros, chamada ‘Enfermagem: Uma Voz para Liderar – Investimento na Enfermagem e Respeito aos seus Direitos para Garantir a Saúde Global’.

De acordo com Carla Luiza da Silva, chefe do Departamento de Enfermagem e Saúde Pública, o fato do evento acontecer de maneira remota proporciona aos acadêmicos, profissionais da Enfermagem e aos professores o contato com pesquisadores renomados na área. “Entendemos que, com a pandemia, a Enfermagem teve ainda mais valorização e a comunidade pôde perceber a autonomia destes profissionais”, ressalta. Segundo a professora, os Enfermeiros estão em constante busca pela profissionalização, estudo e a cientificidade do cuidado com o indivíduo e comunidade.

O evento comemora os dias 12 e 20 de maio, que marcam as profissões do Enfermeiro e Técnico de Enfermagem. A expectativa da organização é que o número de inscritos seja em torno de 300 pessoas. “Esta semana é uma forma de comemoração dos 20 anos do Curso de Enfermagem da UEPG e da Criação do Departamento de Enfermagem, aprovado neste ano, então nós professores do Curso estamos felizes com o caminhar que tivemos e teremos pela frente”, comemora Carla.

“Historicamente, a enfermagem é uma categoria subvalorizada pelo papel que exerce frente aos sistemas de saúde e a pandemia evidenciou esse cenário, além de exigir quantitativos de profissionais capacitados, com habilidades clínicas avançadas”, explica Maria Dagmar da Rocha Gaspar, uma das professoras coordenadoras do evento. O debate sobre a valorização da Enfermagem será integrado às discussões sobre o ensino, pesquisa e extensão na formação inicial dos futuros Enfermeiros.

“A Semana poderá propor uma reflexão da nossa profissão, por meio de trocas de experiências e vivências profissionais, com a finalidade de preparar alunos para atenderem as demandas da sociedade”, adiciona Rocha. A professora adiciona que o encontro também tem o intuito de promover a difusão do conhecimento, a partir de reflexões e discussões sobre melhoria da assistência à saúde da população, com apresentações de trabalhos e troca de experiências, com palestrantes convidados de outras instituições.

As inscrições estão abertas por meio do formulário, no link aqui, e são gratuitas para alunos, professores e profissionais da saúde.

Organização e coordenação 

A 10ª Semana de Enfermagem é um evento organizado pelos professores do Departamento de Enfermagem e Saúde Pública; Centro Acadêmico de Enfermagem Sandra Bastos; e Liga Acadêmica de Urgência e Emergência. Os professores organizadores são Maria Dagmar da Rocha Gaspar; Ana Paula Garbuio Cavalheiro; Gabriele de Vargas Marcoviz; e Lilian Mie Mukai Cintho.

da UEPG    Foto: Jéssica Natal