Nascido no interior do município de Palmeira, na localidade de Santa Bárbara, Dircélio Voichicoski tem 46 anos, é casado e pais de 4 filhos. Ele conta que até os 29 anos de idade morou no interior e trabalhou na agricultura. Como a atividade estava em baixa na época e havia pouca terra para plantar na propriedade da família, disse que foi obrigado a mudar de vida. Foi quando criou uma técnica única e exclusiva de mega hair, prática para alongamento de cabelos e próteses capilares, que se constituiu em grande sucesso. Agora, ele se apresenta como pré-candidato e prefeito de Palmeira pelo Podemos, partido que ajudou a fundar em Palmeira e do qual preside a atual comissão provisória, desde o início deste ano.
Antes de ingressar na atividade política teve que consolidar a empresarial. Como ele mesmo diz, aventurou-se por muitas cidades do Paraná e de Santa Catarina. Conta que no começo foi difícil, pois a área da beleza era totalmente diferente daquilo que havia vivido na agricultura. “Mas com muita persistência, responsabilidade e fé em Deus eu consegui chegar no meu objetivo e hoje sou conhecido em toda região”, afirma. Dircélio proclama que é um vencedor, porque batalhou pelo seu sonho e acreditou nele. Assim, como em forma de gratidão a Deus pelo seu dom, confecciona perucas para ajudar mulheres com câncer, pois sabe que a autoestima conta muito na recuperação das pacientes. Para tanto, organizou a Associação Perucas Autoestima, que no momento não está em funcionamento devido à pandemia de coronavírus. “Sou feliz e honrado em poder ajudar essas pessoas!”, diz ele.
Recém-chegado à política partidária, com poucos meses de atuação, Dircélio ressalta que disponibilizou seu nome como pré-candidato a prefeito como nome novo na política de Palmeira. Diz ter sido incentivado por diversas pessoas que conhecem a sua história de vida e também conhecem e acreditam na sua capacidade e potencial para exercer o cargo máximo do Executivo no município.
No final do ano passado, Dircélio reuniu um grupo de pessoas interessadas em fazer política e participar da disputa eleitoral. Organizou o grupo e, em janeiro deste ano, assumiu a presidência do Podemos em Palmeira, que tem na direção uma comissão provisória. Ele conta que tem apoio do presidente nacional do partido, o senador paranaenses Álvaro Dias, bem como do presidente estadual sigla e prefeito de Guarapuava, Cézar Filho, e da deputada estadual Cristina Silvestri (Cidadania). Diz contar, também, nesta empreitada política, com apoio de alguns empresários de Palmeira.
Dificuldades
Questionado pela Folha sobre quais seria as principais dificuldades que o município de Palmeira está enfrentando na atualidade, Dircélio diz que são muitos problemas, mas acredita que os principais são nas áreas da saúde, das estradas rurais e do emprego. Aponta a falta de credibilidade das maiores autoridades locais como fator que leva a tais dificuldades, “isto há muito tempo”, segundo observa o pré-candidato.
Positivos
Quando a questão são os pontos positivos de Palmeira para atração de investimentos, o pré-candidato destaca as rodovias que cortam o município, a BR 277 e a PR 151, que proporcionam uma ótima localização para investimentos. Além disso, cita também a proximidade com Curitiba, a capital do estado, e a disposição de espaço suficiente para receber muitas empresas. “Palmeira precisa crescer e deixar de ser uma cidade sem futuro para nossos jovens”, afirma Dircélio.
Qualificação e competência
Passada a eleição em 4 de outubro, se eleito prefeito de Palmeira, Dircélio Voichicoski afirma que a primeira medida será montar uma equipe qualificada e competente para cada uma das secretarias municipais. Segue dizendo que também vai dar subsídios às empresas para se alocarem no município, dar sustentabilidade á educação, priorizando as creches e observar a estrutura das estradas rurais, “pois é por elas que vem a economia do município”, sustenta. Para a saúde, afirma que pretende focar em postos de saúde nos bairros e localidades do interior, com equipes formadas por médicos e outros profissionais da saúde, “pois não adianta ter estrutura sem profissionais”, diz ele. Finaliza contando que pretende centralizar o posto central em um Pronto Atendimento, com toda estrutura necessária. “Vamos priorizar a saúde em Palmeira”, conclui o pré-candidato.
Posts relacionados
Rede Clima TV
