Apesar de todas as campanhas e alertas para que as pessoas se protejam contra o novo Coronavírus o que se vê pela cidade de Carambeí é que muitas pessoas estão deixando de usar um importante item de proteção: as máscaras. Diariamente pessoas são flagradas realizando exercícios físicos, como caminhadas, sem usá-las, o que acaba gerando um risco maior de contágio.

Adriana Fernandes de Oliveira, inspetora sanitária do município orienta que mesmo ao realizar atividades físicas em local aberto às pessoas devem se habituar ao uso de máscaras, pois o vírus circula no ar. “Em qualquer situação é obrigatório o uso das máscaras, mesmo em lugares abertos. Ao fazer caminhada, por exemplo, se a pessoa a sua frente esta sem máscara e tiver o vírus consequentemente as pessoas que estiverem atrás dela serão contaminadas”.

É importante lembrar que a pandemia não acabou e que o município de Carambeí conta com mais de 200 casos confirmados da doença, 04 óbitos e outros 114 pacientes em isolamento domiciliar com síndrome gripal. Ao usar a máscara, além de se proteger contra o vírus que está circulando em sua volta, a pessoa impede a transmissão da Covid-19 aos demais, caso esteja doente e ainda não saiba.

Evitar aglomerações ainda é a melhor forma de evitar a disseminação da doença, mas nos casos em que é impossível evitar a circulação em vias públicas ou ambientes com grande concentração de pessoas, a recomendação é que todos usem máscaras de proteção que cubra totalmente a boca e o nariz e que estejam bem alinhadas ao rosto.

O município de Carambeí já realizou atividades de orientação aos moradores, como carro de som pelas ruas com mensagens de alerta e orientações à população e também operações de fiscalização para evitar as aglomerações em locais públicos da cidade.

DESCARTE CORRETO

A inspetora lembra que as máscaras, sejam laváveis ou descartáveis, são fundamentais para evitar a disseminação do novo Coronavírus. Além de serem item de proteção obrigatório elas devem ser descartadas de forma correta. “Ao fazer o descarte às máscaras não devem ir diretamente para o lixo comum, antes devem ser colocadas em 02 saquinhos plásticos para diminuir o risco de contaminação e aí sim podem ir para o lixo comum”, orienta.

Informações e imagens: Prefeitura de Carambeí