Os deputados membros da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Paraná rejeitaram nesta quarta-feira (19) o parecer favorável do deputado Estacho (PV) ao projeto de lei 542/2019, do deputado Luiz Fernando Guerra (PSL), que institui o dia 29 de agosto como a Data Magna do Estado do Paraná. Os parlamentares seguiram o voto contrário do deputado Goura (PDT). O projeto segue para apreciação dos deputados em Plenário com voto contrário da Comissão de Cultura, presidida pelo deputado Ademir Bier (PSD).
O objetivo projeto é, por justificativa, “resgatar a memória histórica da emancipação”. O texto cita que o dia mencionado marca a data em que o Imperador Dom Pedro II elevou a comarca de Curitiba e criou a Província do Paraná, em desmembramento da Província de São Paulo.
No entanto, Goura argumentou que a data magna do Estado, atualmente comemorada em 19 de dezembro, é a grande data a ser celebrada no Paraná. “Parece-me temerário fazermos esta mudança sem um grande debate com a sociedade. O 19 de dezembro é celebrado há 160 anos. Temos monumentos espalhados por todo o Estado, o que pode implicar no apagamento desta história”, afirmou o deputado.
O deputado Tadeu Veneri (PT) seguiu o voto contrário. Para o deputado, a Assembleia não pode criar duas datas simultâneas. O deputado Galo (PODE) concordou com o deputado Goura. “Com profundo respeito pelo deputado Guerra, mas aqui nos deparamos com esta parede que é a história”, disse. A deputada Cantora Mara Lima também acompanhou o voto do deputado Goura.

A proposta segue em tramitação na Assembleia Legislativa.

Da Assembleia legislativa.