O deputado federal Aliel Machado utilizou suas redes sociais na noite desta terça-feira (15) para anunciar uma nova fase para os investimentos para o Centro Especializado em Reabilitação no HU-UEPG. De acordo com o parlamentar, o empenho dos recursos destinados ao projeto já está publicado em Diário Oficial. O valor da obra é de R$ 7,8 milhões. “Mais importante do que a obra, é a importância que ela tem para a questão humana. Hoje nós não temos para atender a nossa gente nos Campos Gerais um centro especializado e esse é um dos mais avançados de todos, é nível 4. Ele vai atender reabilitação na questão auditiva, intelectual, física e também do espectro do autismo. É uma conquista muito importante. Só quem tem um desafio na família, uma situação como essa que está na fila de espera, sabe o quanto é importante, até porque quando você faz a reabilitação, consegue ter uma recuperação muito mais rápida”, destaca Aliel.

Ainda de acordo com o deputado, trata-se de uma obra histórica para Ponta Grossa e para os Campos Gerais. “Tenho muito orgulho de ter a oportunidade como deputado de participar disso e de conquistar essa obra através do governo do presidente Lula, da ministra Nísia, para a cidade de Ponta Grossa”, afirma.

Confira abaixo o registro de Aliel nas redes sociais:

 

Centro Especializado de Reabilitação no HU-UEPG

O anúncio da obra foi realizado durante visita da ministra da Saúde, Nísia Trindade, em Ponta Grossa, no dia 24 de julho, em solenidade no Hospital Universitário da Universidade Estadual de Ponta Grossa (HU-UEPG). Os Centros Especializados de Reabilitação são espaços para atendimento em saúde às pessoas com deficiência. A estrutura no HU-UEPG, no campus Uvaranas, será o segundo CER-4 no Paraná. Serão, pelo menos, 1400 m², nos quais devem ser ofertados quatro ou mais serviços para habilitação e reabilitação física, auditiva, visual, intelectual e de transtornos do espectro autista.

O projeto prevê consultórios de fisiatria, ortopedia, neurologia, oftalmologia, otorrinolaringologia e atendimentos interdisciplinares. Estão previstos também box de terapias; áreas de convivência; espaços de recreação e atividades lúdicas; e salas de atendimentos terapêuticos, atividades de vida prática, orientações de mobilidade, estimulação precoce, orientação para uso funcional de recursos para baixa visão, cinesioterapia e mecanoterapia, audiometria, e adaptação para aparelho de amplificação
sonora individual

Na ocasião, o deputado Aliel, que atuou para que o projeto fosse aprovado e intermediou a visita da ministra no município, já havia ressaltado a importância da obra. “É a maior obra na área da saúde desde a construção do nosso Hospital Universitário. Fico muito feliz em participar mais uma vez da ampliação do hospital”, afirmou.

Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

a assessoria