Como em todo Brasil, também no Paraná e Palmeira o número de casos positivos para Covid-19 apresentou um expressivo aumento. A Pandemia da Covid-19, ainda não acabou e muitos cuidados foram deixados de lado por toda população Brasileira, inclusive a Palmeirense. Além do aumento dos casos positivos para Covid-19 também o estado apresenta transmissão comunitária para a Influenza H3N2.
Conforme declarado pelo secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, estamos passando por um momento atípico onde o Estado do Paraná registra aumento no número de casos e procura hospitalar nas últimas semanas, pela Síndrome Gripal e Síndromes Respiratórias Agudas Graves – SRAG’s, em pleno verão, sendo que essas doenças possuem maior circulação no hemisfério Sul geralmente no período do inverno.
⚠ As medidas não farmacológicas como uso de máscaras, lavagem das mãos e uso do álcool em gel não é só pra Covid-19, isso também vale para a Influenza (Gripe). E em casos de contaminação, o principal é que as pessoas busquem o atendimento nas Unidades de Saúde. É essencial estar atento aos sintomas de uma gripe, tendo um acompanhamento médico capaz de indicar os melhores tratamentos — tanto para o alívio dos sintomas quanto para evitar a progressão da doença. Apenas uma avaliação médica é capaz de identificar cada quadro e indicar as direções corretas para cada pessoa.
⚠ A Vigilância em Saúde pede que as pessoas tomem os devidos cuidados e se previnam, tomando as vacinas indicadas pelo calendário do SUS, evitando aglomerações e usando máscara sempre que saírem de suas residências e frequentarem espaços públicos e coletivos.