Após o grande crescimento de casos de coronavírus nas últimas semanas, um sinal de alerta acende em toda a região dos Campos Gerais. Confira abaixo um levamento feito pelo D’Ponta News sobre as mortes em decorrência da Covid-19 na região. Os dados são das Prefeituras Municipais e da Secretária Estadual da Saúde do Paraná (Sesa).

Dos 19 municípios que fazem parte da região, nove já registraram ao menos um óbito pela doença. Ao todo, 14 mortes são contabilizadas nos Campos Gerais por Covid-19.

Casos

Em Ponta Grossa, o total de casos passou de 400 neste domingo (28), o único óbito registrado na cidade aconteceu no dia 9 de junho.

Outras cidades da região que também apresentam grande número de casos são; Jaguariaíva com 83 confirmações; Carambeí, com 80 casos confirmados e que teve o terceiro óbito registrado na sexta-feira (26); Telêmaco Borba, com 105 confirmações da doença e duas mortes; e Arapoti com os mesmos 105 casos e a primeira morte registrada na noite de domingo (28).

Um fato que chama a atenção é que a cidade de Arapoti demorou menos de um mês para atingir a marca de mais de 100 confirmações desde o primeiro caso registrado em 31 de maio.

Confira abaixo a tabela com os óbitos registrados na região até agora [29/06]:

Município | Mortes por Covid-19 e casos confirmados

Ponta Grossa (1 óbito) – 406 casos confirmados

Carambeí (3 óbitos) – 80 casos confirmados

Piraí do Sul (1 óbito) – 18 casos confirmados

Jaguariaíva (1 óbito) – 83 casos confirmados

Palmeira (1 óbito) – 19 casos confirmados

Curiúva: (1 óbito) – 9 casos confirmados

Imbaú: (2 óbitos) – 32 casos confirmados

Reserva: (1 óbito) – 30 casos confirmados

Telêmaco Borba: (2 óbitos) – 105 casos confirmados

Arapoti (1 óbito) – 105 casos confirmados

Municípios

Entre os municípios considerados no levantamento, estão aqueles que, segundo a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Paraná e a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), são considerados como parte dos Campos Gerais.

Em razão do avanço da pandemia, esses dados podem mudar a qualquer momento.

Paraná

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou no domingo (28) mais 918 diagnósticos de residentes do Paraná com o novo coronavírus. O estado soma 20.516 casos e 586 óbitos.

Acesse o boletim completo: http://www.saude.pr.gov.br/sites/default/arquivos_restritos/files/documento/2020-06/informe_epidemiologico_28_06_2020.pdf

Por Matheus Fanchin | Foto: Reprodução