Ainda não existem casos confirmados de coronavírus em Ponta Grossa, mas a pandemia já mexeu com a rotina do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais. Várias medidas estão sendo tomadas pelo corpo clínico do hospital para evitar o contágio de pacientes e visitantes, ao mesmo tempo em que a equipe médica se prepara para atender a população.

“O coronavírus já começou a mexer com o nosso dia a dia no HU e a maior mudança é na rotina da nossa equipe. Os servidores estão a alguns dias num trabalho intenso de capacitação e treinamento sobre a COVID-19. O objetivo é que eles possam se preparar e se atualizar para quando forem encaminhados os primeiros casos”, explica Luciane Cabral, diretora geral do HU.

Visitantes

As visitas aos pacientes que estão internados também sofreram alterações e os horários foram restritos. “Nós não proibimos as visitas, mas a gente restringiu o número e os horários. Na UTI existiam dois horários para visita e, temporariamente, é apenas um, no período da tarde”, exemplifica. Nos demais internamentos também só é permitida uma única visita ao dia e desde que o visitante não esteja no grupo de risco ou apresente sinais de gripe.

Pacientes

Outra precaução no HU é com os pacientes encaminhados com suspeita de coronavírus. “Eles são mantidos em isolamento dos demais pacientes e a equipe médica toma todos os cuidados necessários, pois não se sabe se o quadro vai se confirmar ou não”, enfatiza.

Não há caso confirmado em PG

Luciane frisa que ainda não existem casos confirmados em Ponta Grossa. “Recentemente, nós atentemos três casos suspeitos, mas não eram coronavírus. Como eles apresentavam sintomas leves, ficaram em observação e no isolamento domiciliar”, conta.

Fonte:  https://dpontanews.com.br/2020/03/17/coronavirus-ja-comeca-a-mexer-com-a-rotina-no-hospital-regional/