Apesar da maioria dos votos favoráveis, tombamento do conjunto arquitetônico foi rejeitado por não alcançar o número mínimo necessário

Mesmo com a maioria dos votos favoráveis, o conjunto arquitetônico da rua XV de Novembro não será tombado pelo município. A decisão foi tomada na sessão pública de tombamento realizada nesta segunda-feira (3) no Cine-Teatro Ópera.

A legislação determina que o tombamento é efetivado quando há a aprovação por parte de, no mínimo, 70% das cadeiras do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (Compac). Levando em conta as ausências, as cadeiras não ocupadas e os dois votos contrários, mesmo com a maioria de 14 votos favoráveis, o tombamento do conjunto arquitetônico foi rejeitado.

Para que o processo fosse aprovado eram necessários 15 votos favoráveis. Dos 18 conselheiros do Compac, 16 compareceram à sessão.

O conjunto arquitetônico compreendia cinco imóveis que ficam na margem direita da XV, trecho entre as ruas Santana e Augusto Ribas. Foi a primeira vez em que todo um conjunto de imóveis passa por esse processo em Ponta Grossa. Os prédios no estilo Art-Decó, característico dos anos 1920, fazem parte da paisagem, memória e identidade local.

 

Fonte: https://d.arede.info/ponta-grossa/312566/conselho-rejeita-tombamento-de-imoveis-da-rua-xv