Com apoio do Conselho Nacional do SESI, a Transpetro, subsidiária da Petrobras, está unindo forças com o SESI-SP em um projeto de qualificação profissional para a região de São Sebastião, no litoral norte do Estado de São Paulo. A proposta busca, não apenas melhorar a vida da comunidade local, mas também oferecer oportunidades de emprego no setor petroleiro, especialmente aos que foram afetados pelas fortes chuvas ocorridas em fevereiro deste ano.
O terminal da Transpetro na região compõe o cenário ideal para investimento na formação e capacitação dos trabalhadores para atuarem em áreas como soldagem, caldeiraria e construção civil. De acordo com informações da empresa, mais de 600 famílias ainda estão desabrigadas e necessitam de apoio para se reerguerem após o desastre do início do ano.
“A ideia é desenvolver um projeto para melhorar a vida da comunidade em um local que tem demanda por trabalho no setor em que atua a Transpetro”, afirmou Vagner Freitas, presidente do Conselho Nacional do Sesi. Ele ressalta a importância de se oferecer oportunidades de emprego para melhorar as condições de vida da população afetada.
Na reunião que ocorreu nesta terça-feira (15) em São Paulo, Roni Barbosa, gerente geral da presidência da Transpetro, compartilhou a preocupação com o futuro das pessoas que vivem em áreas de risco. “O que nos preocupa é o pós-desastre. Como podemos tirar essas pessoas das áreas de risco com uma qualificação mínima?”, analisou Barbosa. Ele destaca a importância de proporcionar a qualificação necessária para que esses trabalhadores possam atuar em cargos como soldadores, caldeireiros e até mesmo pedreiros.
O superintendente do SESI-SP, Alexandre Pflug, expressou confiança na capacidade de desenvolver demandas locais por meio dos recursos da instituição. “Nós temos unidades em mais de 600 municípios em São Paulo”, afirmou Pflug destacando a ampla rede de apoio que pode ser aproveitada para impulsionar o projeto e oferecer suporte à região de São Sebastião.
A parceria entre a Transpetro e o SESI-SP, com apoio do CNSESI, não se limitará em apenas capacitar moradores da região, mas contribuirá para a revitalização da comunidade, além de oferecer caminhos para uma qualificação mínima. O objetivo é proporcionar mais oportunidades de emprego e, consequentemente, melhoria na qualidade de vida para as famílias afetadas pelo desastre ocorrido no litoral norte de São Paulo.
do CNSESI
Posts relacionados
Rede Clima TV
