Nesta sexta-feira (07), com a presença de dirigentes do setor de Turismo de diversas cidades, inclusive o titular da Secretaria de Turismo (Setur) de Ponta Grossa, Edgar Hampf, será desenvolvido o I Congresso Técnico Cidades Históricas do Paraná.

Realizado através de videoconferência, o evento abordará os impactos da lei recentemente aprovada no Estado que estabelece o Circuito de Cidades Históricas e seus reflexos nas políticas estaduais e municipais de Turismo. Além disso, também será debatida a obrigação legal do Estado e dos municípios promoverem o ensino da História do Paraná.

Segundo o coordenador geral do evento e do programa Cidades Históricas do Paraná, Márcio Assad, “o evento será um marco na história de nosso estado uma vez que, ao reconhecer a importância do roteiro proposto à Assembleia Legislativa, traz à luz um tema de grande relevância, que passa pela própria identidade paranaense”.

Entre as autoridades participantes no congresso também estará o  Deputado Rubens Recalcatti, que é Presidente da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Paraná e propositor da lei, além de representantes dos municípios abrangidos pela lei, bem como professores, estudantes e interessados no tema tanto sob os aspectos de cultura e turismo, mas também educacional, geográfico, etnográfico e econômico.

Para o secretário de Turismo de Ponta Grossa, Edgar Hampf, a coordenação do turismo regional a partir dessa perspectiva histórica será um elemento essencial. “Enquanto aproveitamos com inteligência os recursos naturais, o patrimônio histórico é muitas vezes deixado de lado. O Paraná tem um potencial impressionante que pode e deve ser explorado, sendo que a integração, como proposta pelo gestor do turismo lapeano, Márcio Assad, é o único caminho. O Turismo histórico terá reflexo e importância econômica na medida em que puder integrar-se. Já aprendemos, em experiências anteriores, como não se deve fazer. Agora temos a oportunidade de fazer do modo certo, sustentado e ancorado na viabilidade comercial dessa integração”, ressalta Hampf.

Cidades Históricas

O programa Circuito dos Municípios Históricos tem como objetivo, segundo a lei recentemente aprovada pela Assembleia Legislativa, justamente estimular a visitação dessas cidades, contribuindo com isso com a preservação do patrimônio natural e a valorização da cultura e dos atrativos turísticos, além de favorecer o desenvolvimento dos arranjos produtivos locais e a movimentação da economia dos municípios.

Cada município irá definir o traçado da rota que fará parte do Circuito Turístico Cidades Históricas do Paraná de forma integrada com as rotas dos municípios vizinhos, com a adequação da sinalização específica, com mapeamento e divulgação dos atrativos históricos e serviços existentes nessas rotas, incluindo os monumentos e edificações históricas, os atrativos naturais próximos, meios de hospedagem e alimentação, etc.

Da PMPG