Dezembro chegou e com ele a data mais importante para o comércio: o Natal, que promete ser o melhor dos últimos sete anos. Segundo sondagem da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), 82,3% dos paranaenses entrevistados pretendem presentear neste fim de ano. É o segundo maior percentual da série histórica da pesquisa, somente superado em 2014, quando 90,6% dos entrevistados manifestaram sua intenção de compras de presentes natalinos.

Dos 17,7% dos entrevistados que não têm intenção de presentear ou ainda não sabem, os principais motivos são problemas financeiros ou o desemprego, com 45,2%.

O fator que mais influencia na decisão de compra do presente é a concessão de descontos e promoções, com 42,9%. A qualidade do produto é listada em segundo lugar por 21,8% dos paranaenses. Preço baixo também é importante para 19,4%.

Os consumidores estão cada vez mais informados antes de realizarem suas compras e 91,4% realizam pesquisa de preço, sendo que a maioria (74,4%) faz isso pela internet, o que revela que mesmo para os estabelecimentos com operações exclusivamente físicas, a presença digital é fundamental.

Tipo de presentes

Roupas (70,2%), brinquedos (45,7%), calçados (36,7%) e artigos de perfumaria (32,2%) são os produtos mais comprados nesta época do ano.

Pessoas presenteadas

O número médio de pessoas a serem presenteadas caiu um pouco em relação ao ano passado, ao sair de 5 em 2020 para 4 a 5 pessoas em 2021.

Valor do presente

A maioria dos entrevistados (45,3%) pretende gastar entre R$201,00 e R$500,00; os que pretendem gastar apenas até R$100,00 são 9,7%; os que planejam gastar entre R$101,00 a R$200,00 somam 18,3% e os que desembolsarão de R$501,00 a R$1.000,00 representam 20,8%. Já os que vão gastar mais de R$1.000,00 na compra de presentes correspondem a 5,9%.

De modo geral, a sondagem verifica que haverá aumento de 5,9% no tíquete médio do presente, que passou de R$410,63 em 2020 para R$434,95 em 2021, sendo este crescimento explicado pelo aumento de preços causado pela inflação.

Local das compras

O local de compra preferido continua sendo o comércio de rua tradicional, que somando lojas do centro da cidade (52,9%) e lojas de bairro (15,6%), deve receber 68,5% do fluxo de consumidores. Mas o comércio on-line registrou o maior índice da série histórica, com 58,1% das menções, o que reflete a mudança nos padrões de consumo da população, que migrou muitas de suas compras para o ambiente virtual durante a pandemia e se acostumou com tais facilidades. As lojas de shopping também devem ter grande procura e foram citadas por 42,9% dos entrevistados.

Período das compras

A segunda quinzena de dezembro deve ser o período mais movimentado. A maioria dos consumidores realizará suas compras uma semana antes (41,2%) ou 15 dias antes do Natal (38,8%). Há também aqueles que deixarão para comprar os presentes apenas na véspera, com 4,2%. Por outro lado, há pessoas que preferem começar o ritual de compras natalinas com bastante antecedência, um mês antes (14,5%) ou mais de um mês antes (1,4%).

Formas de pagamento

A forma de pagamento mudou este ano: a preferência será pelo pagamento no cartão de crédito, parcelado ou no vencimento (50,5%), superando o pagamento à vista no cartão de débito, no dinheiro ou no Pix (48,8%).

Pandemia

A pandemia continua impactando na decisão de compra para 70,9% das pessoas ouvidas pela Fecomércio PR, principalmente no valor do presente (74,3%), número de pessoas a serem presenteadas (38,6%) e na abstenção de presentear (24,9%).

da Assessoria. Foto: Pexels