Sim, cada dia que passa as redes sociais ganham mais força, mais seguidores, mais investimento e novas ferramentas. E o que isso significa pra você? Que além de consumir pessoalmente, você pode fazer dinheiro, negócios, e tornar sua marca ainda mais reconhecida por lá.

Então, vamos aos fatos: as redes sociais crescem a cada mês, e sua marca precisa estar lá! Lá onde? Só o Instagram? Não. No Facebook, no Linkedin, no WhatsApp e até mesmo no Tik Tok.

Estes são os dados apresentados no relatório Digital in 2019 do We Are Social, e divulgados pela Resultados Digitais. Top 3 redes sociais com maior número de inscritos no Brasil em 2019:

1º Youtube – 95% dos internautas brasileiros usam a plataforma.

2º Facebook – com 130 milhões de usuários.

3º WhatsApp – cerca de 83% dos brasileiros já utilizavam a conta em 2019.

A lista segue com o Instagram, Facebook Messenger, Twitter, LinkedIn, Pinterest, Skype e Snapchat. Mas, é bem plausível dizer que esses dados já são bem diferentes, afinal, estamos tendo um consumo ainda maior das redes sociais, em decorrência do isolamento social.

Um estudo feito pela consultoria Kantar e divulgado pela revista Exame, apontou um crescimento de 40% no tempo médio de consumo das redes sociais. O próprio Pinterest apresentou dados onde, aqui no Brasil, atingiu seu número de interações recorde durante as duas primeiras semanas de quarentena. Em entrevista à revista Exame a diretora de crescimento do Pinterest para Brasil e América Latina, Mariana Sensini, apontou que os temas mais buscados foram sobre estresse, atividades para fazer em casa, receitas fáceis e como distrair as crianças em casa.

Além do aumento nas redes existentes e consolidadas, estamos vivendo a ascensão de um fenômeno digital, que é o Tik Tok. Ainda sabemos pouco sobre como essa rede irá penetrar para o marketing digital das empresas, mas a sua força é inegável. Na última semana o Tik Tok anunciou a contratação de um novo CEO, que é nada menos que Kevin Mayer, que até então ocupava o cargo de diretor executivo da Disney. Só por essa aquisição na equipe, dá pra sentir que o aplicativo não veio pra brincadeiras.

E o que isso significa para minha empresa?

Se tantas pessoas assim estão nas redes sociais, e cada vez passando mais tempo nelas, é ali que você precisa estar também para chamar a atenção, cativar e conquistar esse público e possível cliente. Isso significa que só existir nas redes sociais já resolve? Infelizmente não. É preciso produção de conteúdo, investimento, estratégia e… planejamento. Aliás, essa é uma palavra que você vai ouvir muito aqui na coluna do Mkt Criativo.

O marketing digital não se resume às redes sociais, claro, mas começar por elas já é um passo. E eu diria que é o passo mais urgente. O marketing pelas redes sociais é simples, é o mais barato que temos hoje no mercado – mais barato até que o próprio Google – e é o que mais cresce.

Por isso, se sua marca ainda não tem uma conta nas redes sociais, ou se ainda está em apenas uma por achar que a outra não tem tanta força assim, está na hora de rever suas ideias. Claro, sempre pensando onde seu público está! Não precisa criar um Tik Tok se o seu público não é jovem. Assim como você não precisa ter um LinkedIn da empresa se o seu perfil profissional pessoal já resolve – pensando em marcas que são a própria pessoa. Onde sua marca está hoje? Como você tem trabalhado essa comunicação? Há pontos para melhorar? Você sabe como fazer isso? Bom, são muitas perguntas para responder, mas pode ter certeza que ao longo da coluna do Mkt Criativo, nós tentaremos ir ajudando você.

Por DPontaNews