A ex-governadora Cida Borghetti destacou nesta sexta-feira (10) o prêmio nacional recebido pelo programa condomínio do idoso do Governo do Paraná e da Cohapar. O projeto de construção de moradias populares para a terceira idade foi iniciado em 2018 e expandido pelo Governo Ratinho Jr.

O Selo de Mérito, prêmio nacional que reconhece as melhores práticas no setor de habitação pública, foi entregue durante o 68º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social.

“Muito feliz com esse reconhecimento. O projeto do Condomínio do Idoso nasceu na nossa gestão com o apoio fundamental da Cohapar, liderada pelo presidente Nelson Cordeiro Justus. Um projeto especial que garante moradia digna e ações voltadas para melhorar a qualidade de vida dos idosos paranaenses. Parabéns ao governador Ratinho Júnior e a todos que colaboraram com a expansão do projeto”, postou nas redes sociais.

Na gestão de Cida Borghetti foram firmados convênios para a construção de condomínios em Cornélio Procópio (Norte Pioneiro), Foz do Iguaçu (Oeste), Irati e Prudentópolis (Centro-Sul), Jaguariaíva e Telêmaco Borba (Campos Gerais).

PROGRAMA –Os empreendimentos são construídos em formato de condomínios horizontais fechados com 40 moradias adaptadas, além de diversos espaços de uso comum pensados para dar suporte e promover a qualidade de vida dos moradores.

Segundo o governador Carlos Massa Ratinho Junior, os projetos foram pensados para suprir necessidades de uma parcela cada vez maior da população paranaense. “Daqui a 10 anos, o Paraná vai ter mais idosos do que crianças, então nós precisamos pensar nessas pessoas, que depois de certa idade não conseguem mais financiar a casa própria”, declara.

A estrutura dos conjuntos conta com academia ao ar livre, ambulatório, centro de convivência, horta comunitária, biblioteca, sala de informática e quiosques de jogos, além de sistema de segurança 24 horas. Com o avanço do programa, os projetos passaram a incorporar também outros itens, com piscina térmica, sistema de energia solar e de reaproveitamento de água da chuva.

da assessoria