De acordo com a secretária de Assistência Social, Beatriz Aparecida Klosowski, o espaço foi idealizado juntamente com a comunidade, após um pedido para que uma antiga escola da região fosse reformada. “Eles fizeram essa solicitação para o prefeito para que reformasse a escolinha e cedesse para a comunidade realizar encontros e promoções. Então, o prefeito abraçou a ideia com muito carinho, conversamos e assim foi resolvido que seria não só uma reforma, mas uma nova construção”, relembra.

Além de ser uma conquista para a comunidade de Terra Cortada, o Centro de Convivência também é referência no Paraná, porque é o primeiro do Estado a ser implementado na área rural, segundo a secretária. “Hoje é um sonho realizado, uma construção muito ampla, bem feita, bem localizada, que vai servir não só a região da Terra Cortada, mas todo o entorno dela. É um fato inédito no Paraná, é o primeiro Centro de Convivência na área rural”, explica Beatriz.

A proposta deste espaço inclui os procedimentos metodológicos que envolvem o planejamento interativo, a ênfase na acolhida, a elaboração de regras de convivência e a colaboração coletiva, orientados pelo diálogo e pela busca de soluções. “Esse é um projeto exclusivo e acredito que vai ser uma experiência de muita valia para essa comunidade que precisa tanto de ajuda, de um olhar carinhoso, respeitoso. Com a entrega dessa obra, nós estamos realizando um sonho e um projeto inédito”, finaliza Beatriz Klosowski.

informações\imagem