Com objetivo de incentivar o planejamento financeiro dos associados, a campanha “Poupar e Ganhar sem Parar”, promovida pelo Sicredi nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, contemplou o jovem Vinicius Poli, de nove anos, morador do município de Medianeira (PR), com R$ 500 mil. O sorteio especial, realizado no dia 31 de outubro, celebrou o Dia Mundial da Poupança e foi divulgado no dia 5 de novembro, após o parecer da auditoria externa, que realiza a validação do sorteio.

Ao todo, a ação distribui R$ 2,5 milhões em prêmios, em sorteios semanais de R$ 5 mil, além do grande sorteio de R$ 1 milhão no fim da ação, em dezembro. O ganhador associado da Sicredi Vanguarda PR/SP/RJ recebeu a premiação especial de R$ 500 mil na agência Medianeira Centro e celebrou a conquista. “Eu gosto de poupar, porque no Sicredi eu ganhei quinhentos mil reais poupando!”, comemora Vinicius.

A família é acostumada a poupar. Pai, mãe e os dois filhos têm poupança no Sicredi, sendo uma tradição na família. “Recebemos a ligação e a pessoa nos disse que havíamos conquistado um prêmio, mas não podia falar por telefone qual era. Ficamos muito curiosos. Minha esposa e meu filho foram na agência e receberam a notícia de que o Vinicius foi sorteado com meio milhão de reais. Foi muita emoção, muita festa. Vamos esperar um pouco e ver a melhor forma de investir, pensando no futuro dos meninos”, explica Valdir Poli, produtor rural, associado, poupador e pai do ganhador.

O presidente da Sicredi Vanguarda PR/SP/RJ – cooperativa de crédito que teve o associado ganhador -, Aldo Dagostim, ressaltou a importância de campanhas como essa, que ajudam na conscientização sobre o hábito de formar uma reserva financeira e poupar para realização de projetos pessoais dos associados. “Pra nós da Vanguarda é uma honra entregar o prêmio de meio milhão de reais, ainda mais para uma criança de nove anos e que tem uma vida toda pela frente. Percebemos que a educação financeira é importante e os exemplos fazem a diferença. Queremos continuar incentivando as pessoas a pouparem para ter uma reserva para o futuro, e para eventuais necessidades, mas também para realizarem seus sonhos”, analisa Dagostim.

Além de fomentar o hábito e a consciência de poupar, os associados que investem suas economias no Sicredi ainda se beneficiam com a distribuição de resultados, de acordo com o volume de negócios realizados com a instituição financeira cooperativa. “A poupança incrementa o crédito de cada cooperativa, possibilitando o fomento ao desenvolvimento regional e empreendimentos locais. Em uma instituição financeira cooperativa o benefício nunca é individual. O impacto positivo é sempre coletivo, um ciclo virtuoso que vai ao encontro do nosso propósito maior, que é construir uma sociedade mais próspera”, explica a gerente de Desenvolvimento de Negócios da Central Sicredi PR/SP/RJ, Adriana Zandoná França.

O Sicredi registrou, entre os meses de março e setembro, mais de R$ 2,1 bilhões de incremento na poupança, somente nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. De acordo com o Banco Central, em setembro, a caderneta de poupança registrou captação líquida de R$ 13,2 bilhões, em todo o Brasil – maior valor para o mês desde o início da série histórica, em 1995. “Pela segurança, simplicidade e liquidez, boa parte dos associados ainda prefere a poupança, especialmente para iniciar o hábito de poupar”, analisa Adriana.

Campanha entra na reta final

Até agora já foram gerados mais de 85 milhões números da sorte para a promoção “Poupar e Ganhar sem Parar” que segue com sorteios semanais de R$ 5 mil e o grande prêmio de R$1 milhão, em dezembro, e que será divulgado até o dia 23 do mesmo mês. Durante a campanha, a cada depósito de R$ 100,00 na poupança, o associado ganha um número da sorte para concorrer aos prêmios. Se as aplicações forem na modalidade poupança programada, quando o poupador autoriza, todos os meses, o depósito de forma automática em sua poupança, as chances dobram com dois números da sorte para concorrer. A visualização dos cupons e a conferência dos ganhadores da campanha estão disponíveis no site da promoção.

Da assessoria