Campanha de vacinação contra a gripe já imunizou mais de 80% dos idosos do município

Desde o dia 23 de março a Secretaria Municipal de Saúde está realizando a vacinação contra a gripe de dois grupos prioritários. Neste momento estão recebendo as vacinas os idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da área da saúde.

Vacinação 02Até o momento já foram vacinadas 2.930 pessoas com 60 anos ou mais, das 3.450 que pertencem ao grupo, atingindo a cobertura vacinal de 84,93%. Já no grupo dos trabalhadores da área da saúde, foram aplicadas 438 das 374 doses previstas, atingindo 117,11% do previsto.

Vale destacar que os idosos estão recebendo a vacinação em suas respectivas residências, não sendo necessário se deslocar até as Estratégias de Saúde da Família em meio a pandemia do Coronavírus. A secretária de Saúde, Fabiani Bach Czelusniak, relata que “quem faz parte dos grupos prioritários do momento e ainda não recebeu a vacina, pode ficar tranquilo que nos próximos dias ela será aplicada”, comentou.

A enfermeira Conceição Rocha Buge destaca que a vacinação está acontecendo a medida que o município está recebendo novas doses da 3ª Regional de Saúde. “Nesta semana recebemos 900 doses e todas já foram aplicadas. Na quinta-feira, por exemplo, chegaram 200 doses e todas já foram distribuídas. Na próxima semana devem chegar mais algumas, e desta maneira vamos vacinando as pessoas dos grupos prioritários”, disse.

Até o momento, com a vacinação parcial de apenas dois grupos prioritários, Palmeira já atingiu a cobertura vacinal de 30,76%, ou seja, foram imunizadas 3.368 das 10.951 pessoas que receberão as vacinas nas próximas semanas.

Próximos grupos

A etapa seguinte da campanha terá início no dia 16 de abril com objetivo de vacinar doentes crônicos, professores (rede pública e privada) e profissionais das forças de segurança e salvamento. A última fase, que começa no dia 9 de maio, priorizará crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade. O dia “D” de mobilização nacional para a vacinação também acontece no dia 9 de maio.

Vacina

A vacina, composta por vírus inativado, é trivalente e protege contra os três vírus que mais circularam no hemisfério sul em 2019: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2).

A vacina contra influenza não tem eficácia contra o Coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para Coronavírus, já que os sintomas são parecidos. E, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe envolve as três esferas gestoras do Sistema Único de Saúde (SUS), contando com recursos da União, das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde.