A Câmara Municipal aprovou, em primeira discussão, na sessão ordinária desta quarta-feira (27), o substitutivo geral do Projeto de Lei nº 238 que institui o Programa de Referência e Tratamento da Fibromialgia no município de Ponta Grossa. O PL recebeu 16 votos favoráveis.

O PL tem a finalidade de criar, ampliar e articular centros de atendimentos destinados especialmente ao tratamento da doença, além de promover espaço para o desenvolvimento de pesquisas e disponibilizar Centros de Referência na área de diagnóstico e tratamento.

Os Centros de Referência em Tratamento da Fibromialgia, intitulados de CeFibro, terão estrutura própria ou poderão funcionar no interior de unidades de saúde já existentes. Composto por, pelo menos, um médico, um fisioterapeuta, um terapeuta ocupacional, um psicólogo, um educador físico, um nutricionista e um assistente social, o CeFibro deverá atuar nas fases de diagnóstico, tratamento e acompanhamento das pessoas assistidas. Durante a discussão do projeto, Dr. Erick (PSDB) destaca. “É um caminho longo, árduo, mas precisamos ter consciência de que é algo muito sério. Iniciamos aqui uma nova história para as pessoas que sofrem com a fibromialgia”, conclui.

O PL ainda deverá ser votado em segunda discussão. Se aprovado, será encaminhado para a sanção do Poder Executivo.

Foto: Arquivo/CMPG

Clique aqui e confira o PL283-2021