Os deputados estaduais do Progressistas reforçaram o apoio irrestrito à candidatura ao Senado do secretário da Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros, caso haja eleição suplementar em função da cassação do senador Sergio Moro (União).

Ricardo Barros já conta com o apoio das executivas nacional e estadual do Progressista. O secretário e deputado federal licenciado esteve em Brasília na semana passada para participar da reunião da bancada federal da legenda e reafirmou o objetivo de concorrer à vaga, caso a Justiça Eleitoral casse o senador Moro por abuso de poder econômico nas eleições de 2022.

LÍDER E MUNICIPALISTA – A presidente do Progressistas no Paraná, deputada  Maria Victoria, afirmou que o perfil municipalista e articulador de Ricardo Barros é essencial para o desenvolvimento do Paraná.  Ela lembrou que Barros já esteve nos 399 municípios do Paraná por duas vezes e conhece de perto as reivindicações das cidades.

“Ricardo Barros é um dos parlamentares mais experientes e respeitados do país, e faria uma grande diferença para o Paraná no Senado. Já foi líder e vice-líder de diversos Governos no Congresso. Foi ministro da Saúde, prefeito de Maringá e deputado federal por vários mandatos. Possui conhecimento, articulação e capacidade de conquistar recursos para obras importantes aqui no Paraná”.

O líder da bancada do Progressista na Assembleia Legislativa, deputado Adriano José, disse que o Paraná ganharia muito com Ricardo Barros no Senado e também salientou a sua capacidade de articulação e de trabalho.

“Caso haja uma nova eleição para o Senado, sem dúvidas, o deputado Ricardo Barros é um excelente nome. Por ser um deputado municipalista, conhecer a realidade dos municípios, ser um articulador nato, um homem que honra seus compromissos. O Paraná ganharia muito com Ricardo Barros no Senado e ele terá todo meu apoio. Ajudaria como se fosse a minha campanha”, pontuou o parlamentar que tem atuação política em Maringá e na região Noroeste.

O deputado estadual Paulo Gomes, uma das lideranças do Progressistas em Curitiba e Região Metropolitana, afirmou que Barros possui capacidade comprovada para representar o Paraná no Senado.

“Com mais de três décadas de experiência política em todas as esferas, Ricardo Barros tem capacidade comprovada para representar o Paraná no Senado. Além disso, por ser municipalista convicto, seu compromisso com os municípios paranaenses se reflete nos importantes recursos conquistados em todas as áreas, melhorando a vida dos paranaenses. Meu compromisso, como um dos líderes do partido em Curitiba e Região Metropolitana, é buscar o melhor para nosso Estado e tenho certeza que ganharemos muito com Ricardo Barros sendo senador”, destacou.

Já o deputado estadual Matheus Vermelho destacou a experiência e o histórico político de Ricardo Barros. Vermelho possui base eleitoral no Oeste e Sudoeste do Estado.

“Com certeza o Ricardo Barros é um grande nome para uma eventual disputa ao Senado. Ele tem um histórico político no Paraná e também no Brasil. O nosso Estado precisa de políticos que tenham um poder de liderança e articulação, ele reúne muito bem essas características. Tem uma vivência grande no parlamento e também no poder executivo. O Ricardo assim como eu, pensa muito nos municípios e tenho certeza que ele seria um grande defensor da bandeira municipalista no Senado”.

O CASO – Os juízes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) julgarão o senador Sergio Moro por suspeita de abuso de poder econômico durante a campanha. As ações – movidas pelo PL e a Federação Brasil Esperança (PT, PCdoB e PV) – pedem a cassação de Moro por supostos gastos irregulares durante a pré-campanha, quando era filiado ao Podemos e tentava disputar a Presidência da República.

Se houver condenação pela Justiça Eleitoral – no TRE e depois no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – a chapa é cassada, e novas eleições serão convocadas. Há entendimentos jurídicos que o caso é semelhante ao da cassação da ex-senadora Selma Arruda (Podemos-MT).

Foto: Reprodução

da assessoria