Com as viagens interestaduais liberadas pelo governo federal, a Secretaria da Segurança Pública (Sesp) do Paraná está fiscalizando os ônibus. Na segunda-feira (4), o governo estadual informou que a Sesp tem feito abordagens nos ônibus interestaduais, além de monitorar e orientar os viajantes sobre o combate ao novo coronavírus.

O Governo do Paraná havia determinado que ônibus interestaduais – com origem de qualquer estado do Brasil e do Distrito Federal (DF) – não entrassem no estado. A medida começou a valer em 20 de março. Porém, conforme explicou o governo estadual, a competência para suspender a operação de transporte rodoviário de passageiros, interestadual e internacional é da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Um decreto do presidente da República, Jair Bolsonaro, de 29 de abril, ampliou a lista de atividades consideradas essenciais – entre elas, o “trânsito e transporte interestadual e internacional de passageiros”. Por isso, o governo estadual não pode bloquear as viagens de ônibus interestaduais. Então, a Sesp tem monitorado, fiscalizado e orientado.

Informações: G1/Foto: Blog Electa