O Brasil recebeu nesta quinta-feira (13) a primeira remessa de vacinas da Pfizer contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, falou em entrevista coletiva – após a chegada dos imunizantes – sobre a segurança e eficácia da vacinação contra a Covid-19 em crianças.

“Apesar de recentes, essas vacinas têm sido aplicadas nos principais sistemas de saúde, a aplicação começou em novembro, mais de 8 milhões foram aplicadas nos EUA, e as crianças de 5 a 11 anos não têm sido notificadas de eventos adversos maiores”, disse Queiroga.

“Portanto, até o que sabemos no momento, existe segurança atestada não só pela Anvisa, mas por outras agências regulatórias para aplicação dessas vacinas, e elas estão aqui no Brasil”, acrescentou.

No lote que chegou nesta quinta-feira, estão 1,2 milhão de vacinas que serão destinadas ao governo brasileiro para distribuição aos estados e municípios, seguindo o critério populacional.

Segundo o ministério da Saúde, até o fim de março deste ano o Brasil terá 20 milhões de doses da vacina infantil da Pfizer.

“Agradecemos a pontualidade da Pfizer. Até o fim de março, nós teremos 20 milhões de doses da vacina infantil. Essa vacina poderá ser aplicada nos filhos dos pais que assim desejarem, nas nossas salas de vacinação, atendendo aos critérios estabelecidos pela Anvisa”, disse o ministro.

Queiroga destacou que possíveis eventos adversos serão acompanhados pela pasta, bem como pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“Claro que em todas as campanhas há eventos adversos, mas nós vamos ficar observando com a própria Anvisa e a indústria farmacêutica, para fazer possíveis correções de rumo”, disse.

Leia a matéria completa da CNN