A Agência do Trabalhador de Palmeira atingiu a 11ª posição no ranking estadual de intermediação de trabalhadores, divulgado pela Secretaria da Família, Justiça e Trabalho do Paraná. Os dados analisados foram contabilizados do mês de janeiro ao mês de junho de 2022.
De acordo com o ranking, Palmeira conquistou a primeira posição na região dos Campos Gerais. O município encaminhou 753 pessoas às oportunidades de emprego, as quais 529 tiveram colocação no mercado de trabalho, ultrapassando as metas anuais exigidas pelas Secretaria da Família, Justiça e Trabalho do Paraná já no primeiro semestre.
A intermediação de mão-de-obra visa colocar trabalhadores no mercado de trabalho por meio de vagas captadas junto a empregadores, reduzindo o tempo de espera e a assimetria de informação existente no mercado de trabalho, tanto para o trabalhador quanto para o empregador. Portanto, o serviço busca promover o encontro de oferta e demanda de trabalho.
As principais etapas da execução do serviço de intermediação de mão-de-obra são:
Inscrição do trabalhador;
Cadastro do empregador;
Captação e registro de vagas de trabalho;
Cruzamento de perfil dos trabalhadores cadastrados com o perfil das vagas captadas;
Convocação de trabalhadores conforme pesquisa de perfil e encaminhamento para entrevista de emprego;
Registro do resultado do encaminhamento.
Como se inscrever
Os trabalhadores interessados em uma oportunidade de emprego podem escolher entre duas vias de acesso para se inscrever:
1. Comparecer na Agência do Trabalhador, localizada na Central de Atendimento ao Cidadão, na rua Luiza Trombini Malucelli, 134, das 8h às 12h ou das 13h às 16h30, e solicitar a intermediação de mão de obra, munido de Carteira de Trabalho (CTPS), Carteira de Identidade – RG e CPF;
2. Via Internet, através do site Prefeitura.
O encaminhamento do trabalhador ocorrerá em função das vagas ofertadas pelos empregadores à Agência, em conformidade com o perfil estabelecido.
Os candidatos são encaminhados às empresas para a possibilidade de contratação, através de carta de encaminhamento anexa à carta resposta.
Como ofertar vagas
Os empregadores interessados em ofertar vagas podem escolher entre três vias de acesso:
1. Acessar o site mte.gov.br e preencher os dados necessários;
2. Por telefone, através do número (42) 3252-2584.
3. Pessoalmente na Agência do Trabalhador.
Com a finalidade de facilitar o recrutamento, é facultada à empresa a possibilidade de proceder à seleção no ambiente da Agência, em especial, quando a empresa disponibiliza um grande número de vagas com exclusividade para seleção de trabalhadores via Sistema Público de Trabalho, Emprego e Renda.
A equipe da Agência do Trabalhador de Palmeira é composta por: Daiana Santana (diretora), Simone de Fátima Kieras (gerente), Patrícia Aparecida de França (agente de intermediação de mão de obra) e Gabriella Alves de Oliveira (agente de intermediação de mão de obra).
Da Prefeitura Municipal de Palmeira