Em tempo de Pandemia, os negócios eletrônicos do Governo estão fomentando a economia e oferecendo oportunidades para vendas digitais. Pensando nisso, a Associação Comercial Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) inicia um serviço de mentoria para empresários que desejam criar um novo canal de vendas para os negócios com o setor público.

O serviço de consultoria e assessoria da ACIPG visa a auxiliar os empresários a venderem seus produtos para o setor público, orientando sobre todo o processo que envolve compras públicas, os benefícios da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa e emissão de alertas sobre licitações. As compras governamentais dependem de licitação, que é o procedimento definido para analisar e escolher as melhores propostas no que se refere à aquisição de serviços e produtos.

O diretor da pasta de Micro e Pequena Empresa da ACIPG, Juliano Kobellache, comenta que o Vendas.gov ACIPG é uma ferramenta importante aos empresários enquadrados como MEI, Micro e Empresas de Pequeno Porte. Ele comenta que o serviço promoverá a integração entre as instituições públicas que demandam produtos e serviços e os empresários que podem ser fornecedores do setor público. “Além de divulgar os editais de compras públicas de forma direcionada, por atividade aos associados, faremos o atendimento com orientações para o cumprimento das exigências e documentos necessários para a participação nos certames licitatórios através do nosso consultor especialista em vendas para o setor público”, explica.

De acordo com Cristiano Baggio, consultor parceiro da ACIPG, o serviço compreende desde o cadastramento da empresa no sistema de compras públicas, o acompanhamento e o monitoramento dos negócios on-line, como também atualização a documentação para que seja um participante efetivo das licitações públicas. Segundo ele, o objetivo é orientar para que a empresa assessorada efetivamente tenha êxito na venda para o órgão público através da licitação. “Vender para a iniciativa privada é totalmente diferente de vender para o poder público. A documentação tem que estar em dia, como também no dia da licitação existem estratégias que podemos auxiliar a vender para órgãos governamentais”, explica.

Baggio ressalta que atualmente está mais fácil de participar de licitações pelos pregões estarem disponíveis em plataformas na internet com é o caso do Governo Federal, Estatais, Bancos, Estado e Município. “Auxiliaremos as empresas interessadas a participarem deste mercado, dando todo o suporte quanto aos requisitos necessários para vencer os processos de licitação e firmar contratos com o poder público”, elucida o consultor.

Para Kobellache, o Vendas.gov ACIPG será mais uma opção para ampliação de mercado para as empresas, principalmente agora em período de retomada pós pandemia da Covid-19. Ele comenta que o benefício também será dos órgãos públicos, que por uma maior concorrência terão melhores preços. “Enquanto entidade associativista, este era um serviço que faltava para o portifólio da ACIPG. Esperamos gerar maiores oportunidades aos nossos empreendedores locais, como também que a medida promova maior circulação do dinheiro na economia local”, finaliza o diretor da ACIPG.

Informações/Foto: Assessoria de Imprensa