A Prefeitura de Palmeira, por meio do Departamento de Rendas, Indústria, Comércio e Emprego, em parceria com o SENAI, está oferecendo um curso gratuito de Comandos Elétricos. O curso é direcionado a aqueles que desejam adquirir noções gerais e normas relacionadas aos comandos elétricos, além de capacitar os participantes a realizar a partida de motores elétricos e interpretar diagramas básicos.
Confira o conteúdo programático do curso:
– Noções de segurança em eletricidade: Choque elétrico; Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) e Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Norma NR-10.
– Eletrotécnica: Grandezas elétricas; Fontes elétricas; Medidas elétricas; Circuitos elétricos; Lei de Ohm; Potência elétrica; Associação de resistências; Corrente alternada e corrente contínua; Magnetismo e eletromagnetismo.
– Motores elétricos: Princípio de funcionamento dos motores elétricos de indução monofásicos e trifásicos; Partes constituintes dos motores elétricos; Placa de identificação dos motores elétricos; Ligações de motores; Dispositivos de proteção e controle.
– Dispositivos de Proteção Elétrica: Fusíveis; Relés e Disjuntores.
– Dispositivos de Controle Elétrico: Contatores; Botoeiras; Fim de Curso; Sensores e Temporizadores.
– Sistemas Elétricos de Partidas de Motores de Indução: Simbologia e diagramas de comandos elétricos; Acionamento de motores em partida reversora; Acionamento de motores em partida estrela-triângulo; Acionamento de motores com partida compensada (utilizando auto-transformador) e Montagem de acionamentos em painéis elétricos.
– Noções de chaves de partidas eletrônicas: Soft-starter e Inversor de frequência.
O curso é destinado a maiores de 18 anos e será realizado de segunda a sexta-feira, com carga horária de 40 horas. O início está previsto para o dia 26/06, na carreta do SENAI, próxima à rodoviária.
Escolha uma turma e inscreva-se agora mesmo pelos links a seguir e garanta a sua vaga:
Turma tarde – 13h30 às 17h30: https://forms.gle/ARn5WFyMvs6DgwYm7
Turma noite – 18h30 às 22h30: https://forms.gle/F3RtkgwN8PYAp9tTA
Foto: AndreyPopov
a assessoria