Mais de um ano após o início da pandemia da COVID-19 no Brasil, a vhsys, startup que oferece sistema de gestão empresarial, realizou uma pesquisa com 932 micro e pequenos empreendedores de todo o País, 186 deles no Paraná, para saber qual a expectativa deles frente ao avanço das imunizações e no cenário pós-Covid. O levantamento mostrou que 83,8% dos empreendedores paranaenses acreditam que a situação econômica deve se estabilizar em mais de 3 meses, o que ainda assim permitirá aproveitar as vendas de Black Friday e Natal, outros 16,2% acreditam que isso deve acontecer em menos de 3 meses.

Para o segundo semestre de 2021, um crescimento de até 30% no faturamento é esperado por 47,8% dos empresários paranaenses, enquanto 30,6% acredita que deve manter a média de faturamento. Mais otimistas, 3,2% esperam apresentar um crescimento acima dos 50%, enquanto 3,2% prevê registrar queda.

No cenário nacional, entre as principais diferenças do atual levantamento e o levantamento realizado pela empresa em março do ano passado, no início da pandemia, está o foco em vendas online, que passou de 29,1% para 43,6%. No início da pandemia, a maior preocupação era com o corte de gastos, 58,3%, seguida pela renegociação de dívidas e acordos, 41,7%.

Com lojas físicas fechadas, a migração das empresas para o digital foi acelerada. Em um cenário em que a tecnologia ganhou ainda mais relevância, 80,8% dos entrevistados afirmaram usar o WhatsApp como canal de venda, 55,7% usam o Instagram e 39,9% usam o Facebook.

“O principal objetivo de uma empresa é conquistar e manter clientes. Na pandemia, não ter canais de vendas online se assemelhava com fechar as portas, por isso buscamos alternativas para auxiliar os empreendedores”, afirma Reginaldo Stocco, CEO e fundador da vhsys.

A venda online se tornou tão relevante na pandemia que a vhsys passou a oferecer aos seus clientes a sua loja virtual própria gratuita para até 50 produtos, que pode ser usada também como catálogo para redes sociais como WhatsApp, Facebook e Instagram. Desde então, são quase 4.000 novas lojas virtuais ativas na vhsys, nas quais o volume de vendas aumentou 30,14% no primeiro semestre de 2021, comparado ao 1º semestre de 2020.

No futuro, pós-pandemia, a expectativa de muitos dos respondentes é aproveitar a presença online para crescer. CEO da Master Distribuidora, localizada em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, Mario Henrique prevê um crescimento de até 30%, além da abertura de vagas. Para isso, ele pretende crescer nas vendas online e abrir mais uma loja física.

da assessoria